Contatando a moderação e outras orientações


Orkut despede-se: Saiba mais e conheça alternativas


Eu devo mesmo contatar a moderação? 
Faça essa pergunta a si mesmo(a). Apenas pedimos que tenha em conta que os moderadores têm um tempo de dedicação limitado e evite enviar mensagens por qualquer coisa. Se acredita que o que tem a dizer é realmente relevante, fique à vontade para entrar em contato. Antes, porém, leia por favor às informações abaixo, que podem ajudar na comunicação com os moderadores, e consequentemente, no andamento e desfecho de sua requisição. 

Faça uma busca nos tópicos
A comunidade tem mais de 5 anos de existência, o que torna bem provável que a maioria das suas dúvidas já tenha sido respondida. Se você vai sugerir ou perguntar algo sobre o funcionamento da comunidade, por favor, faça antes uma busca no conteúdo do fórum, para ver se o assunto não foi discutido anteriormente. 

Antes de apertar o botão "Enviar"...
Se você tem sugestões, gaste alguns minutos elaborando seus argumentos. Se possível, converse com outros membros em privado para amadurecer suas idéias.  Se você acaba de chegar na comunidade, considere algum tempo de observação antes de enviar uma mensagem à moderação. Tenha em mente que suas sugestões podem ser aceitas na íntegra, em parte, ou denegadas completamente (o mais provável). Compreenda que a comunidade tem uma forma de funcionamento estabelecida e regras consolidadas com o tempo. Mudanças radicais são pouco prováveis. Se você tem um ideia "revolucionária" que faria estremecer as bases da D, talvez seja  melhor criar uma nova comunidade. Clique aqui para criar uma nova comunidade. É fácil e rápido.

Colabore sendo claro e preciso
Você quer comentar algum assunto com os moderadores? Para que eles possam compreender imediatamente, por favor, seja objetivo. Por exemplo: se sua intenção é comentar o assunto de um tópico, não assuma que os moderadores já o leram. Forneça o link* e os detalhes necessários para o entendimento do que deseja relatar. 

"O membro deve ser expulso." "O membro deveria ser advertido". "Queimem-no na fogueira!"
Por favor, ao relatar comportamentos ou posturas que considera abusivos ou inadequados de outros membros, faça-o de maneira clara, objetiva, o mais imparcial possível; mas evite sugerir "penas".  

Eu coloquei uma mensagem no tópico "Fale com a moderação", mas ninguém respondeu até agora. Por quê?
Primeiramente, por favor, navegue pelas mensagens anteriores do tópico e utilize a ferramenta de busca: talvez sua dúvida, crítica ou sugestão já tenha sido respondida anteriormente (talvez não exatamente, mas em uma situação similar ou equivalente). Vale a pena também conversar em particular com membros mais antigos da comunidade, que podem te ajudar a solucionar ou esclarecer o tema. Finalmente, tenha em conta que uma resposta pode demorar, de acordo com a disponibilidade de tempo dos moderadores naquele momento, e que estes podem ainda ter que priorizar ou selecionar quais mensagens responder. Reiteramos que o tempo de dedicação à comunidade dos moderadores é limitado, e que portanto tentativas de monopolizá-lo ou apropriar-se de uma fatia desproporcional dele (por exemplo, colocando questões já respondidas - ou não respondidas - ou consideradas pouco relevantes, especialmente de forma recorrente) são consideradas condutas inadequadas e egoístas que podem prejudicar a comunidade como um todo, e assim, passíveis de medidas protetivas, que incluem a revogação da permissão de participar do membro envolvido.

Minha participação está demorando para ser aprovada. É normal?
Sim. Há uma espécie de fila de aprovação. Pode demorar. Enquanto aguarda, sugerimos que participe de uma comunidade aberta sobre o mesmo tema, ou de outra cuja moderação possa te aprovar mais rapidamente. Por favor, não contate a moderação numa tentativa de "furar a fila": Seu pedido pode ser ignorado e sua participação postergada ou denegada. Independentemente de qualquer coisa, inscrições de novos membros podem ficar congeladas por tempo indeterminado, segundo os interesses da comunidade e à critério da moderação.

Posso participar na comunidade com perfil fake (fictício)?
Pode sim. De fato, parte dos participantes utiliza perfis fake, por razões de privacidade. No entanto, tenha em conta que pode ser vantajoso utilizar o perfil "normal". Se puder, recomendamos que utilize-o. Perfis fake, especialmente os recém-criados ou os com poucos contatos, podem esperar mais na fila de aprovação ou ter a participação denegada. 

Eu acho que os moderadores (incluindo o dono) deveriam dedicar mais tempo à comunidade.  Se eles empregassem mais tempo, alguns assuntos poderiam ser resolvidos de maneira mais rápida ou eficiente. 
Talvez. No entanto, o tempo de dedicação dos moderadores (incluindo o dono) à comunidade depende da disponibilidade pessoal e voluntária deles. Não há muito o que fazer. Caso tenha alguma ideia ou proposta que poderia levá-los a renunciar um pouco mais de suas outras atividades (lazer, trabalho, estudos, etc) em prol das atividades de moderação, fique à vontade para apresentá-la. Não se esqueça: os perfis-moderadores (incluindo o dono) podem entrar na comunidade para se distrair, desabafar, e deixar comentários - como qualquer outro membro. Quando você vir um perfil-moderador online, participando nos tópicos, não há absolutamente nenhuma razão para que assuma que ele está à disposição dos membros para resolver pendências ou eventuais problemas. Não é razoável que se sinta no "direito" de fazer quaisquer "exigências" no que diz respeito à dedicação da moderação.

A comunidade parece abandonada às vezes. Por quê não colocam mais moderadores?
De tempos em tempos, juntamente com os outros atuais moderadores, o dono da comunidade reavalia essa necessidade. Mas encontrar membros simultaneamente com o perfil adequado, disponibilidade e desejo de participar da moderação não é tarefa simples, e essa nem sempre é a solução para os conflitos na comunidade, como a experiência tem reiteradamente demonstrado. Se você acredita haver uma demasiada morosidade nesse processo e acredita saber quais seriam os moderadores perfeitos, recomendamos não perder a oportunidade de convidá-los a integrar uma nova comunidade. 

Os moderadores não fizeram o que pedi. 
Eles não têm que fazer o que vc pediu. Entenda que a avaliação dos moderadores sobre determinado assunto pode ser diferente da sua, e por conseguinte tomar decisões com as quais pode não concordar. É mesmo previsível que alguns atos desagradem à parte dos membros, especialmente àqueles que não têm sua visão favorecida ou seus anseios atendidos em eventuais conflitos ou desenlaces.

Reiteradas vezes os moderadores e/ou o dono da comunidade tomaram decisões com as quais discordo completamente. O que devo fazer?
O mais sensato é avaliar se essas decisões afetam o funcionamento da comunidade de tal forma que não valha mais a pena fazer parte da mesma. Neste caso, vc pode buscar uma comunidade que esteja mais de acordo com os seus anseios e expectativas. Ou mesmo criar uma nova, e organizá-la rigorosamente da maneira e com as regras que vc desejar. Clique aqui. É fácil e rápido. 
Se decidir permanecer na comunidade, apesar de suas ressalvas com relação à moderação ou a aspectos quaisquer de seu funcionamento, é necessário que as aceite ou releve. Reclamações excessivas, recorrentes, em forma de provocação ou pouco cordiais que, a critério da moderação, possam afetar desfavoravelmente o ambiente da comunidade, são razão suficiente para que um membro seja impedido, temporária ou permanentemente, de participar. Esteja ciente: sua participação na comunidade não é um "direito" e sim um privilégio, ao qual se deve fazer jus.* 

Como são decididos os conflitos de interesse entre os membros? Não podem haver votações?
Esta questão é uma extensão / variação de itens anteriores. Embora procuremos na medida do possível debater os assuntos mais importantes referentes ao funcionamento da comunidade (e já gastamos horas e horas e horas nessa tarefa), reiteramos o exposto anteriormente: "a comunidade tem uma forma de funcionamento estabelecida e regras consolidadas com o tempo." Como a comunidade é aberta e sua participação voluntária (diferentemente do que você encontra no mundo não-virtual, onde você é obrigado a participar, quer queira ou não), existe aqui uma espécie de "democracia difusa", na falta de uma expressão melhor: nas eventuais mudanças promovidas pelo dono ou mesmo nas ações cotidianas do dono e dos outros moderadores, você exerce sua liberdade e pode decidir se permanece ou deixa a comunidade. Nesse sentido, há uma "votação" permanente que define o perfil da comunidade, uma vez que a dinâmica de participação dos membros é determinante para o funcionamento da mesma. Votações "tradicionais", através da ferramenta de enquetes, podem ser sugeridas de forma eventual.


O que você tem a dizer é realmente importante e/ou você não é capaz de contornar uma situação sozinho? 
Deixe sua mensagem no tópico Fale com a moderação, ou, escreva diretamente 
para os moderadores: SuriKlausKika AliceNexus.

Por favor, não envie pedido de amizade para contactar a moderação, e certifique-se de que as configurações de seu scrapbook
permitem receber uma resposta.


        



Veja também